Swipe to the left

Mão de Fátima ou Hamsá? Descubra com a Joia Chic!

Mão de Fátima ou Hamsá? Descubra com a Joia Chic!
By Joia Chic 21 dias atras 2720 Visualizacoes Sem comentarios

A Mão de Fátima é usada como um amuleto da sorte que busca força, poder e proteção. A palavra mão significa manifestação (do hebreu iad) e significa poder ou o que se pode alcançar, pois a mão significa ação, representando o poder, a habilidade e o domínio. A mão esquerda é ligada ao feminino e ao receber e a direita tem relação ao masculino e ao dar.

Sendo considerada a "Senhora das Mulheres do Paraíso", devido a isso as mulheres muçulmanas usam o talismã da mão de fátima. Ela é representada por um desenho de uma mão direita simétrica (dedos com as mesmas proporções), e com um olho ou outros símbolos no meio da palma da mão como estrelas de Davi, peixes ou pombos.

Colares de mão de fátima

Hamsá

O Hamsá mais conhecido como Mão de Fátima é um símbolo de fé para o Islamismo e Judaísmo. A palavra Hamsá vem de origem árabe que significa “cinco”, em referência aos dedos de mão. Fátima é o nome de uma das filhas do profeta Maomé, que tem uma grande veneração no Islamismo, ela segue de exemplo para as mulheres muçulmanas, pois elas acreditam que Fátima sempre foi uma mulher sem pecados.

Os dedos das mãos representadas no hamsá representam os cinco pilares do islamismo: Shahada – fé; Salat – oração; Zakat – caridade; Sawm – jejum; Haji – peregrinação. O hamsa também representa à filha mais nova do profeta Maomé com sua esposa Cadija, sendo considerada santificada pelos islamitas. Fátima cuidou de Maomé até a morte e, também foi a única filha a dar netos a Maomé, o que deu continuidade a descendência do profeta.

Mão de fatima significado católico

O hamsa, também, é chamada de Mão de Miriam pois os judeus associam a imagem a Miriam, irmã de Moisés. Mas mesmo sendo ligada a ícones do Antigo Testamento da Bíblia, nos dias atuais, não é um símbolo muito usado pelos católicos, porque a popularidade na representação do símbolo como um amuleto da sorte aumentou, e isso, não condiz com os preceitos do catolicismo.

conjunto mao de fatima

Significado mão de fatima ou hamsá como símbolo

A mão de fatima representa a palma da mão com seus cinco dedos estendidos. Ele é como um amuleto contra o mau olhado, afastando as energias negativas e aumentando as boas vibrações.

Existem diversas representações para o talismã hamsá com algumas distinções em relação aos diversos desenhos e transcrições: olho, pombo, peixe, estrela ou com palavras em hebraico.

O significado da mão de fátima, na questão religiosa, tem sido usado por judeus e islâmicos, para defender a paz no Oriente Médio como uma mobilização pelo fim dos conflitos, nessa região.

Mão de fátima para cima ou para baixo?

Ela pode ser usada das duas formas, sendo que a mão para cima está associada com o céu e com tudo associado a nível espiritual e a mão para baixo está associada à terra e a tudo que tem relação ao plano físico.

semi joias mao de fatima

Mão de fátima com olho grego significado

A mão de fatima com olho grego é um símbolo árabe e que foi absorvida pelos antigos gregos. O olho grego no centro da palma de uma mão demonstra o olho que tudo vê e que está ligado à Onisciência da Fonte Divina e do Criador, que reforça a proteção e o lado espiritual de quem usa.

Pulseira mão de fátima e pingente mão de fátima

Independente, de ser por religião ou não, a mão de fátima é um belo adereço e está sendo muito usado por quem gosta de moda como mão de fátima: pingente, joias, chaveiros, amuletos.

A Mão de Fátima ou Hamsa é um símbolo que está muito em alta e está fazendo sucesso nas passarelas do mundo da moda, confira alguns modelos lindos de peças com Mão de Fátima que a JOIA CHIC trás pra você.

Vem ser Chic!

Clique aqui para encontrar lindas peças na Joia Chic.

DMCA.com Protection Status
Carregando...